Quais são os 6 principais eventos de games do mundo?

Espalhados pelo mundo, os eventos sobre vídeo games atraem verdadeiras multidões. Repletos de fãs loucos por jogos ou sagas, eles podem ser experiências bastante interessante.

Se você é um viciado no mundo dos eletrônicos ou apenas um curioso, segue uma lista com os principais eventos do mundo onde a grande atração são os games.

Quais são os X principais eventos de games do mundo

E3 – Electronic Entertainment Expo

Provavelmente a mais famosa das feiras, a E3 é um evento exclusivo para produtores, criadores, desenvolvedores de jogos, consoles e produtos. Mesmo sendo um evento fechado, atrai fãs curiosos em saber as novidades do mundo dos games.

Responsável por diversos anúncios de jogos muito esperados por todos, o evento acontece anualmente em Los Angeles, Estados Unidos.

Entre os participantes estão gigantes como Sony, Microsoft, Nintendo, EA e Gameloft, entre outros.

BGS – Brasil Game Show

Maior evento de jogos da América Latina e o segundo maior do mundo em área utilizada, o BGS já conta com oito edições consecutivas e em 2015 aconteceu entre os dias 8 e 12 de outubro.

Muito importante para a indústria de games, conta com grande parte dos lançamentos e anúncios de novos jogos relativos a essa região específica do jogo.

Gamescom

Maior evento de jogos eletrônicos da Europa e um dos maiores do mundo, o Gamescom é realizado todos os anos em Colônia, na Alemanha.

Além de reunir as grandes novidades do mundo dos games, o evento guarda nomes de peso da indústria, tal como a E3.

O nome é tão forte que possui um evento conhecido como Gamescom Awards, onde um júri internacional de especialistas escolhe e premia os melhores jogos apresentados no evento de cada categoria.

Pax East

Um enorme evento para os amantes de jogos, reúne em seu espaço áreas onde os visitantes podem jogar livremente – incluindo consoles, PC e até jogos de mesa – apresentações inspiradas no mundo gamer e até shows de bandas de rock.

O festival não é exclusivo de um único lugar e acontece em várias partes do mundo, como em Seattle, Boston, San Antonio e Melbourne.

GDC – Game Developers Conference

Mais um evento exclusivo para profissionais da área, entre eles produtores, designers, artistas e programadores, além de muito outros, é basicamente uma feira de aperfeiçoamento.

Um grande espaço para aprendizagem, reúne diversas palestras, cursos e mesas-redondas que buscam discutir o futuro e o aperfeiçoamento da indústria.

O GDC também conta com uma premiação própria, o Game Developer Choice Awards, considerado uma espécie de Oscar dos vídeo games, que são premiados em diversas categorias, como Jogo do Ano, Melhor Design e Melhor Narrativa.

O interessante da premiação é que apenas os produtores e desenvolvedores têm direito a voto, imprensa e público são deixados de fora.

Mas o evento não para por aí. Ele também tem espaço para o Indepedent Games Festival, uma iniciativa que busca abrir espaço e incentivar a produção de jogos independentes.

Indiecade

Um pouco menos conhecido no Brasil, o festival possui o pacote básico necessário para um grande evento de jogos eletrônicos: lançamentos, anúncios, apresentações feitas por desenvolvedores, espaços para que os visitantes possam jogar as novidades e claro, os cosplayers.

A diferença é que o foco principal do Indiecade são os jogos de produção independente com histórias complexas e criativas. A feira foi considerada pelo Los Angeles Times como o Sundance da indústria dos vídeo games (para quem não sabe, o Festival Sundance de Cinema busca ajudar e incentivar novos cineastas e acontece todos os anos em Park City, Utah).

O evento é realizado anualmente na cidade de Culver City, em Los Angeles. A edição de 2015 acontecerá entre os dias 22 e 25 de outubro. Aproveite!

Compartilhar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *